Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sábado, 10 de setembro de 2011

Amor em tempos de guerra (Un amour à taire)

Não sei nem como começar a escrever sobre esse filme, impactante? Emocionante? Chocante? Forte? Não sei a palavra certa a ser usada.

Filme francês, produzido para a televisão francesa em 2005 conta a história da jovem judia, Sarah (Louise Monot), que está escondida por um amigo, Jean Lavandier (Jeremie Renier) e seu companheiro Philippe (Bruno Todeschini) membro da resistência francesa, depois que sua família foi morta pela SS (Organização nazista) e trabalha na lavanderia gerido pela família Lavandier. Jacques (Nicolas Gob), irmão de Jean, foi libertado da prisão e colaborador dos nazistas. Por ciúmes, ele prendeu seu irmão, mas imagine as conseqüências: Jean Gay , é injustamente acusado de ser o amante de um oficial alemão, e deportado para um campo de concentração para ser reeducado ou em outras palavras "virar homem" enquanto seu companheiro é morto, sua amiga casa-se com seu irmão tendo um filho dele e Jacques sendo preso e se enforcado na prisão, Jean volta do campo de concentração depois de ter sofrido torturas, sendo uma delas a lobotomia, Jean não resiste e morre em casa, em frente ao seu pai que não o aceitava de inicio, sua mãe e sua amiga Sarah.
Sinceramente, se eu soubesse que o filme é tão forte, tão tudo que eu não sei explicar, eu não o teria visto, mexeu muito comigo, e eu acho que não gosto dessa sensação que estou sentido, mas uma coisa o filme me fez sentir, um ódio tão grande, um desprezo tão grande, sei que desnecessário, mas sim, depois de ter lido O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros, e agora esse filme, eu não consigo imaginar alguém como Hitler. E sim, sinto nesse momento um ódio, desnecessário, talvez, por ele. E o pior, ainda há na terra pessoas que pensam desse mesmo jeito, que acha que se deva fazer sim o que ele fez! Todos sabemos a versão dos Judeus que foi a pior, mas também houve, talvez na mesma proporção, com os gays.
Acho melhor eu parar por aqui, o post era para ser sobre o filme e prolonguei-o.
Mas o filme é maravilho, apesar de tudo que eu disse, vale a pena ver! Sua fotografia, interpretação e direção de arte são fabulosos!

2 comentários:

  1. Minha irma assistiu a esse filme e me disse: Nunca mais me indique um filme como esse.Ele é absurdamente triste.Mexe com as estruturas de qq pessoa.

    A cena do cara voltando de trem...putz!Acabou com minhas forças.Chorei litros.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu peguei do seu blog tb, chorei oceanos, o seu blog tem me dado ótimas dicas, mas esse filme, nossa, sem palavras, ainda mais que eu já estou sem estrutura alguma por ter lido um livro tb dakela época... VLW Lobinho!

    ResponderExcluir