Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O menino do pijama listrado (The Boy in the Stripped Pyjamas)

“É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada sobre a trama.

Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado para garotos de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.
Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.” (orelha do livro)
Porém tentarei descrevê-lo para vocês:
Bruno tem nove anos e alienado sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus, na Alemanha de Hitler. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito, pois seu pai ser coronel. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas “aventuras”, como chamava, Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que coincidentemente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando esclarecer o mistério que ronda as atividades de seu pai.
 "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Já o filme como qualquer outro adaptado de livros tem suas partes que deixam a desejar, logo de inicio você já ver algumas diferenças da narrativa do livro ao visual do filme, a casa para aonde a família se muda também é diferente ao que todos vão imaginar, mas fora isso, os detalhes, o filme é muito bem feito, como a fotografia, confesso que não entendo muito dessas coisa, mas o filme é lindo e acho que mais emocionante do que o livro, vale a pena ler e ver!
#choreinofim





2 comentários: