Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Como água para chocolate (Como agua para chocolate)


Esse filme derivou-se de um livro de mesmo nome, no México, é um filme de 1992 que eu conheci há 3 anos quando estava fazendo  curso de espanhol, a professora como é de naturalidade chilena nos passava coisas da américa latina apesar de nossos livros serem da Espanha. Na época não pode passar todo o filme por ter pouco tempo de aula, somente o comentou, e só agora passados 3 anos, mais ou menos, que eu resolvi ou lembrei de ver-lo. 


Como água para chocolate conta a história de Tita que nasceu na cozinha da casa da família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida, seu pai morreu de um ataque cardíaco ao ter sua paternidade questionada. Por essa razão, Tita tornou-se vítima de uma tradição local, que dizia que a filha mais nova não poderia casar para cuidar da mãe até a sua morte.
Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz, que corresponde e quer casar com ela, mas a mãe da moça proibe o casamento, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. O rapaz aceita, pois esta é a única maneira de se manter perto de Tita.
Como não li o livro, acho que nem o será fácil achar, baixei o filme legendado, é até melhor para eu treinar meu espanhol e dele sim posso falar, falar do drama da pobre apaixonada Tita que logo no bolo de casamento da irmã derrama uma lágrima na massa, que "intoxica" todos os convidados que começam a chorar sem explicação, e após um ano, no dia em que ela esta sozinha em casa, já que uma de suas irmãs fugiu de casa e a "empregada" foi com sua mãe comprar o enxoval do bebe de Rosaura, Pedro sai para chamar o médico, já que o bebe esta para nascer, é ela quem faz o parto do sobrinho concebido 3 meses depois do casamento, já que Pedro não queria ter relações com Rosaura e o fez por "obrigação" de marido. Até um dia em que sua mãe resolve mandar Rosaura e Pedro para morarem na casa de uma prima na cidade, depois de uma noite de calor que dormiam todos do lado de fora, e Tita e Pedro se beijaram pela primeira vez, fazendo com que sua mãe desconfiasse que sempre que ela sumia estava no banheiro. Alguns dias depois recebem a noticia de que o bebe havia morrido por falta de alimentação, pois quem o alimentava era Tita, que o podia amamentar. Com esse episódio Tita enlouquece e John (o médico da família) que havia se apaixonado por Tita a leva para sua casa para poder curar-se, mas Tita não come, não fala, só fica lembrando-se do passado com sua ama e de Pedro, até que Chencha vai visita-lá e lhe faz um belo de um cozido, e só assim todos percebem que Tita não esta louca afinal e John a pede em casamento e Tita aceita o pedido.
Mas Tita não podia ficar feliz, pois quando Chencha volta para casa, alguns homens invadem estuprando-a e matando a mãe de Tita, e só ai, no enterro da mãe que volta a se encontrar com Pedro... E mais uma vez eu não vou terminar de contar a história, afinal é um filme bom, envolvente, há quem não gostará da história, ou achará o filme chato, de fato o pode ser, mas sei lá, não chega a ser um ótimo romance, aquele filme que esperamos, mas é um bom filme para se assistir quando não se tem nada para fazer ou outro filme em mente! 
E aí vai uma foto para dar asas a imaginação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário