Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in love) - Romeu e Julieta (Romeo and Juliet)

Bom gente, vamos a minha fala de sempre, de como cheguei ao filme e ao livro, apesar de não serem atuais. Como sempre por causa da faculdade tive que ler Romeu e Julieta, nunca o tinha lido e nem sabia como era sua escritura, como a maioria, sabia o enredo e o fim da história, mas não ela toda, pois bem fui ler, puta que pariu que leitura chata, não pela história, é bem escrita, tem um enredo bom, adorei a história, mas como é um texto para teatro... é chato de se ler! Entra fulano, sai cicrano, entram fulaninha e cicraninha, cacete de tanto entrar e sair eu nasci! Creio que não necessito escrever aqui a história ou um resumo dela, pois em tudo que é lugar a tem, mas no final, como disse uma das minhas melhores amigas, eles foram afobados, com um plano genial daqueles, se matam? Tudo bem, tudo bem, vão me dizer que Romeu não sabia do plano... Tá, mais "idaí"? Precisava "sair morrendo" desse jeito? E o Frei, não podia ser um pouquinho mais rapido? Ai, estou acostumado com finais felizes, a Disney me ensinou assim! De uma vez por todas, não gosto de dramas!

Mas vamos ao filme, que foi indicação do professor, ele usará "Cartas para Julieta" que comentarei em breve, mas vamos combinar que Shakespeare apaixonado é muito bom! É a história da história, não ela contada certinha como no livro, é a história de William Shakespeare escrevendo Romeu e Julieta.

William Shakespeare precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao se apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. Acho que não preciso nem dizer que é um amor impossível. Claro que é bem melhor o filme, do que o livro, não que a peça de teatro seja ruim, mas não posso falar, pois nunca a vi.
E o final do filme, que coisa! Muito mais emocionante, o único problema é que eles não terminam juntos, de certa forma é o mesmo fim do livro, porém vivos, que é muito mais legal, e nada nem ninguém me tira da cabeça que aquela praia que ela surgiu era no Brasil, prestem bem a atenção, é como na carta de Pero Vaz de Caminha a Portugal, só que sem os índios pelados...
O filme venceu em sete categorias do Oscar de 1999: melhor filme, melhor atriz (Gwyneth Paltrow), melhor atriz coadjuvante (Judi Dench), melhor direção de arte, melhor figurino, melhor trilha sonora de comédia/musical e melhor roteiro original. 
Bem acho que não sou muito bom para fazer criticas, minha amiga disse que preciso desenvolver melhor as histórias, mas estou no começo, acredito que um dia serei melhor. Bom, pra terminar, você que ficou interessado em assistir, vale a pena apesar do filme ser 1998 não há problema algum nisso, é muito bom, pelo menos eu gostei!

Filme legendado:   http://www.mediafire.com/download/cfqufhb0l91z51r/Shakespeare_Apaixonado.wmv.torrent

3 comentários:

  1. Que bom que vc está de volta ao meu blog...rsrsrs
    E ao seu tb!!

    Gostei do post, de suas resenhas sobre as versões da mesma história. Confesso que conheço a história de Romeu e Julieta como todo mundo conhece: de ouvir falar! rsrsrs

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também fui educada pela Disney e não engoli essa história de que o final feliz foi o fim da guerra entre as famílias.
    Sobre o filme, bom, foi o único jeito da Gwyneth ganhar um Oscar...

    ResponderExcluir
  3. Pois é Monique, Havia esquecido desses detalhes, que final feliz, hein! E sobre o Oscar ainda acredito na Fernanda Montenegro!

    ResponderExcluir