Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Lolita

Voltando ao mundo dos livros, ao qual nunca saí, fui obrigado a ler (não li tudo) o livro Lolita (1955), gente que inferno de livro, sou mil vez fã do seriado que se originou desse livro (Presença de Anita) do que disso! Tipo assim, é um romance em língua inglesa, de autoria do escritor russo Vladimir Nabokov, publicado pela primeira vez em 1955.
O romance é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de LOLITA. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude.(fonte: Wikipédia).
A história, pode-se dizer, que é até boa, mas ler o livro é um saco, só tem narrativa, narrativa e mais narrativa, é pouquíssimo dialogo, alias, pra mim é nenhum e você fica lendo, lendo, lendo muitos detalhes que enchem o saco! O livro tem um total de 310 páginas, me rendi na 73ª. Deste livro originaram-se dois filmes, um em 1962 e outro em 1997 que eu ainda não vi, e como eu já sei a história, mais ou menos, acredito que os filmes devem ser melhores, pois essas partes desnecessárias, ricas em detalhes bobos, não são contadas!Foi dái também que se originou os termos lolita e ninfeta para meninas menores de idade ou pubescentes sexualmente atraentes e/ou precoces.
Enfim, esse post foi mais um desabafo do que um post pensado e escolhido, obrigado por ter lido, ou não.
  Trailer de Lolita (1962)


 Trailer de Lolita (1997)

3 comentários:

  1. hehehe
    É engraçado como alguns filmes que vemos e gostamos tanto qdo descobrimos em livros achamos uma boa "merda", com o perdão da palavra. Acontece o contrário tb.
    Ah, sobre "o amor e outras drogas" eu doro ver filme legendado. Mas, devido as companhias que vou assistir acho que dublado é melhor...rsrsrs
    Mas tanto faz. Me manda o link??
    Pleaseeeeeee

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro é mil vezes melhor que os filmes, justamente pela riqueza de detalhes.

    Mas é bem fácil engolir algo que já está pronto...

    ResponderExcluir
  3. Lolita não inspirou Presença de Anita. Presença de Anita é um livro de Mario Donado publicado na década de 50 e adaptado por Manoel Carlos em minissérie.

    ResponderExcluir