Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sábado, 21 de maio de 2011

A cor púrpura ( The color purple)

Um filme esplêndido! Acho que é essa a palavra que pode definir esse filme, não sei porque me interessei em vê-lo, mas fiquei muito mais curioso quando a professora de latim citou-o e não me arrependo de ter visto! É um ótimo filme sobre discriminação racial e sexual onde em Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a unica forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África que passou um tempo morando com Celie e foi expulsa pelo Mister depois que ela fugiu dele encontrou os filhos de Celie na África com um casal que não podia ter filhos e todos os anos manda cartas para irmã que Mister não a deixa ler. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.Então em um Natal Shug consegue pegar uma carta de Nettie onde explica tudo o que ocorreu com ela. Até que Mister vai ao bar com o marido de Shug e as duas encontram todas as outras cartas que conta sua vida na nova terra.E quando e uma carta sua irmã diz que voltará com seus filhos, Celie se revolta contra Mister e vai embora com Shug. E assim Celie deixa seu passado de tormenta e violência.
No outono de 1937 o homem que abusava de Celie morre e ela descobre que ele não era seu verdadeiro pai, e Celie herda tudo que era de sua mãe, a casa e a loja. 
E se quiserem saber o final, não deixem de ver A cor púrpura, porque Deus não quer que nada passe desapercebido.
Vocês irão se emocionar!!!!

Dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance epistolar da premiada escritoraafro-americana Alice Walker. Foi a estréia de Oprah Winfrey no cinema.Venceu o globo de ouro (1986) na categoria de melhor atriz - drama (Whoopi Goldberg). e recebeu 11 indicações ao Oscar do mesmo ano, mas não levou nenhuma estatueta.(Fonte)

Filme dublado: http://www.mediafire.com/download/4ckjdvxzuqc91z6/A_cor_Purpura.dublado.avi.torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário