Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Emma - Jane Austen

Li este livro para a faculdade, antes de começar a lê-lo tive vários pré-conceitos, já que o livro foi publicado pela primeira vez no século XIX, mais precisamente no ano de 1815. 
Emma Woodhouse é inicialmente descrita como bonita, inteligente e rica, mas pra mim, na verdade ela era mimada! Ela acredita que nasceu para juntar pessoas, e é assim que o romance começa, com o casamento de sua amiga e governanta com o Srº  Weston. E nessa função de cupido Emma tenta aproximar sua nova amiga Harriet Smith, uma doce, mas não muito brilhante adolescente de 17 anos, de Mr. Elton, o pároco local. Emma tenta convencer Mr. Elton, aos poucos, de que as constantes atenções são resultantes da atração e do amor crescente que Harriet lhe dispensa. Sente, porém, que vários eventos podem atrapalhar seus planos, e assim persuade Harriet a recusar uma vantajosa proposta de casamento, com o gentil e jovem fazendeiro Mr. Martin, que Emma decide não ser adequado para Harriet, convencendo-a a rejeitá-lo. O que Emma não esperava era que srº Elton estivesse interessado nela e não em Harriet.
Entre um acontecimento e outro em meio a muitas fofocas Harriet confidencia que pensa em Mr. Knightley com amor, o ciúme faz com que Emma perceba em si mesma o amor por ele. Ele a ama por longo tempo, e após o relacionamento de Jane e Frank ser revelado, Mr. Knightley propõe casamento a Emma, que aceita.
Eventualmente, Harriet se reconcilia com o jovem fazendeiro Mr. Martin, e eles casam. Jane e Emma se reconciliam antes de Jane e Frank irem para Yorkshire. Finalmente, Emma e Mr. Knightley decidem que, após o casamento, vão viver com o pai de Emma em Hartfield, ao invés de morar na propriedade de Knightley, em Donwell.
E sim, achei o livro chatinho... É legal para se ler quando você está com insonia, o sono vem rapidinho, a história é até interessante, mas, a mim não agradou o desenrolar... Sei lá o que houve, talvez fosse o meu momento que não estava preparado para ler uma história dessa, talvez, não sei, mas tá aí a dica, quem quiser tirar a duvida e ler, leia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário