Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Todo sobre mi madre (Tudo sobre minha mãe)



Filme do grande cineasta Pedro Almodóvar, um dos mais premiados realizadores da história do cinema, venceu dois Oscar, dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, quatro prêmios do Festival de Cannes e seis Goya, a honraria máxima do cinema espanhol, possui em sua filmografia 22 longas e 11 curtas, em 1999 ele lança Todo sobre mi madre (Tudo sobre minha mãe).

Esse longa surgiu de uma breve cena em A Flor do Meu Segredo, contando a história de uma mãe de luto que, depois de ler a última entrada no diário de seu filho morto sobre como ele quer conhecer seu pai pela primeira vez, decide viajar a Barcelona em busca do pai do menino. Ela deve dizer ao pai que teve seu filho depois que ela deixou há muitos anos, e que ele já morreu. Uma vez lá, ela encontra uma série de caracteres estranhos - um travesti, uma freira grávida, e uma atriz lésbica - tudo de quem ajudá-la a lidar com sua dor. O filme é levemente inspirado e A Malvada, estrelado por Bette Davis, declaradamente um dos filmes preferidos de Almodóvar. (Wikipédia)
Bem, Esteban completa 17 anos, para comemorar, Manuela (Cecilia Roth), sua mãe, o leva ao teatro para ver a peça "Um bonde chamado desejo". Enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta Blanche Dubois, Huma Rojo (Marisa Paredes), Manuela confessa a Esteban estar emocionada, pois interpretou esse mesmo papel há 20 anos, junto do pai dele, de quem Esteban não sabe nada. Como presente de aniversário, Manuela prometeu contar a ele tudo sobre seu pai. Mas um acontecimento inesperado a impede de falar com  Esteban. Desde esse dia Manuela guarda um caderno de seu filho com anotações para uma história intitulada Tudo sobre minha mãe, e promete a si mesma sair em nusca de "Lola", que antes se chamava também Esteban e agora como travesti, se apresenta como mulher e é o pai de seu filho.
Tudo sobre minha mãe mostra situações e personagens únicos que sem dúvida possuem um realismo que provoca risos e lágrimas. É com certeza um filme onde descobrimos algo sobre nós mesmos. (sinopse da contra capa do filme)
De ínicio o filme é meio confuso, não se entende a história até o desenrolar de Manuela, que resolve voltar a Barcelona e contar à Lola sobre o filho que tiveram...
Um forte drama de uma mãe atrás do pai de seu filho, é emocionante, enoção a flor da pele, trás lágrimas aos olhos, aos mais sensíveis, em algumas cenas.
Como sempre Almodóvar nos trás histórias surpreendentes, histórias que se cruzam com a principal, e são tão fortes quanto, unindo-se... Além de ter que aguentar com força sua história, Manuela necessita ajudar as pessoas ao seu redor, que necessitam de ajuda tanto quanto ela, que precisam ser fortes tanto quanto ela.
Tudo sobre minha mãe é um filme que todos deveríamos ver, pois é uma história de superação, de seguir em frente como deve ser sempre! Simplesmente, amei o filme!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário