Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O que é literatura?


Foto retirada do Google
Estou lendo a saga “50 tons de cinza”. E esse livro deu tanta polêmica, tanta polemica que não sei por quê! Bem, já ouvi de uns que é um livro que não acrescenta nada, já ouvi que é uma literatura pobre, já ouvi que desvaloriza a luta das mulheres ao longo dos anos, que é uma literatura feminina e blá blá blá blá...
Pois bem, pra mim, literatura não deve só acrescentar algo, alias, a maioria das literaturas não são para acrescentar nada, a princípio, é uma história para entretenimento, o que vai nos acrescentar é conhecimento vocabular, a meu ver, e só!
Literatura pobre? O que é uma literatura pobre, uma literatura rica? Quem é que determina isso? Acredito que todos os principais autores das escolas literárias passaram por isso na época deles, certo preconceito por tuas obras, no inicio de carreira de cada um, não acredito que todos tenham sido aceitos de cara! E, pra mim, literatura toda ela é literatura rica, e é rica de um conteúdo especifico o que ela aborda! E se eu quiser ler uma “literatura rica” leio a gramática, as escolas literárias, mas isso, na pós-graduação!
Agora, dizer que ela desvaloriza, quebra toda a luta feminina, faça-me o favor, não é!? O que ela desvaloriza? Sadismo é praticado por muitas mulheres no mundo, e quem é que não gosta de um sexo mais selvagem, de vez em quando? Não acredito que seja pelo livro que algumas mulheres não são respeitadas pelo mundo!
Literatura feminina, qual é a literatura masculina? Playboy? Revista sobre carros, esportes, mulheres? Suspense, ação, aventura, ficção cientifica? Por favor, não venha rotular uma cultura para cada sexo, não existe literatura para tal grupo de pessoas, todos podem ler o que quiserem, livro é livro e ponto, não acredito em literatura pobre, rica, feminina, masculina... Existe o funk aí que agride muito mais e há milhares de mulheres que gostam e não reclamam, por que reclamar deste ou daquele livro? Acho que isso é desculpa para pessoas sem cultura, que não gostam de ler, e se você não gosta de ler, cale-se, não tente deteriorar aquilo que é bom para o mundo! E se você quer uma literatura rica, vai ler sobre física quântica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário