Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

domingo, 3 de julho de 2011

Gone with the wind (...e o vento levou)

A alguns mês tive a ideia de ver os clássicos do cinema para ter uma opinião sobre, já que todos falando dos filmes, que são ótimos e tal. Pois bem, hoje fiz a sandice de ver ...e o vento levou. O filme é...
Bem, logo nos 3 primeiros minutos do filme ocorre um tapa na cara, que é tão falso, tão falso, tão falso, que a mão da atriz ultrapassa o rosto da outra que por sua vez leva a mão ao rosto somente, sem nem o vira-lo pelo menos de leve.
Mas a história e a seguinte: é a Saga da Voluntariosa Scarlett O'Hara, Filha de um imigrante irlandês que se tornou um Rico Fazendeiro do Sul dos Estados Unidos, durante a Guerra Civil Americana.
Scarlett começa o Filme como uma Bela Jovem Mimada e Atrevida que vive na Fazenda dos Pais. Ela é Apaixonada por Ashley Wilkes, Filho do Fazendeiro Vizinho, mas este se Casa com Melanie Hamilton. Para fazer ciúmes, logo em seguida Scarlett casa com Charles Hamilton, irmão de Melanie. Após os casamentos, Ashley e Charles partem para a Guerra, que havia acabado de ser declarada. Contudo, Charles morre pouco tempo depois disso. Após ficar viúva, Scarlett vai para a cidade de Atlanta para viver com Melanie e aguardar a volta de Ashley, e acaba por servir ao Sul, como enfermeira, ajudando a cuidar dos feridos da chamada guerra de secessão. Durante esse tempo fora de casa ela começa a sentir na pele o sofrimento, fome e pobreza. Ao voltar para a fazenda dos pais, Scarlett encontra sua mãe morta, seu pai louco e toda a fortuna destruída. Diante dessa situação desesperadora ela toma as devidas providências para não deixar que tomem a sua querida "Tara".
Durante esse processo, Scarlett precisa da ajuda de Rhett diversas vezes, chegando até a se casar com ele após a perda de seu segundo marido. Porém, Scarlett nunca se deu muito bem com Rhett, casando com ele por interesse. Só no final do filme Scarlett realmente se apaixona por Rhett, contudo o desfecho é inesperado. (fonte: wikipédia)
... o filme é cansativo em suas 2 horas de duração, mas apesar disso achei a história bem interessante, é um filme bem feito, alias, muito bem feito para a época sem toda nossa tecnologia, fotografia, roteiro... não por acaso ele ganhou em 1940, 10 Oscars tendo 13 indicações.
CategoriaIndicadoResultado
Melhor filmeDavid O. Selznickvencedor
Melhor diretorVictor Flemingvencedor
Melhor atorClark Gableindicado
Melhor atrizVivien Leighvencedor
Melhor atriz coadjuvanteHattie McDanielvencedor
Melhor atriz coadjuvanteOlivia de Havillandindicado
Melhor roteiro adaptadoSidney Howardvencedor
Melhor direção de arteLyle R. Wheelervencedor
Melhor fotografiaErnest Haller e Ray Rennahanvencedor
Melhor montagemHal C. Kernvencedor
Melhores efeitos especiaisJack Cosgrove, Fred Albin e Arthur Johnsindicado
Melhor trilha sonoraMax Steinerindicado
Melhor somThomas T. Moultonindicado
Technical Achievement Award (Oscar científico ou técnico)R.D. Musgrave, pelo pionerismo na utilização de equipamentos coordenados na produção do filmevencedor(prêmio especial)
Oscar honorárioWilliam Cameron Menzies, pelo excelente desempenho no uso de cores para a valorização do humor dramático na produção do filmevencedor(prêmio especial)
E apesar disso tudo, eu ter gostado da história e coisa e tal, em 1 hora de duração eu não tive mais saco paciência e pulei pro fim, pois queria saber como termina e querem saber o fim?  
Por causa desse filme desistir de assistir aos clássicos, a não ser que aalguém me indique um dizendo que é ótimo, aí eu terei que tirar a prova, mas só assim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário