Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Poemas

sábado, 4 de junho de 2011

Gerúndiando


Como as pessoas gostam do gerúndio, né?! E eu percebi que não são só os atendentes de telemarketing não, eu tenho uma professora na faculdade que tudo dela é no gerúndio, pois vamos estar fazendo o trabalho, vamos estar fazendo isso, fazendo aquilo...

E eu percebi que a questão do gerúndio não é o erro em si, mais que é feio se falar assim, é pela estética do seu falar. O português é tão bonito, tem tantas palavras para que possamos nos expressar com elegância, ai me vem um individuo e me diz que "vai estar conferindo", que "vai estar transferindo", que "vai estar analisando", que "vai ..." Ah, vai a merda, antes que eu me esqueça.
Olha como é lindo o português e não é difícil de ser  falado:
Transferirei a ligação, faremos o trabalho, conferirei os documentos, analisarei seu currículo, não fica chick, nem digo chick, digo mais bonito e sofisticado de se ouvir e ler?
Agora me diz, se há um verbo que indique o que vai ser falado, pra que usar algo feio e "errado"?
O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula –ndo unida ao verbo, Exemplo: Eu estou escrevendo no meu BLOG./ Eu estou falando com minha mãe.
O bom emprego do gerúndio tras significados distintos.
  • Gerúndio modal: Chegou cantando
  • Gerúndio temporal: que indica contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio: Vi João passeando.
  • Gerúndio durativo: Ficou escrevendo sua redação
  • Gerúndio cuja ação é imediatamente anterior à do verbo principal: Levando o peso, deixou-o cais sobre o pé.
  • Gerúndio condicional: Tendo sido publicada a lei, obedeça-se!
  • Gerúndio causal: Conhecendo sua maneira de agir, não acreditei no que me disseram.
  • Gerúndio concessivo: Nevando muito, não iria à festa.
  • Gerúndio explicativo: Venbo que o leme não funcionava, o comandante chamou o mecânico.
Como regra geral, pode-se dizer que o gerúndio está bem-empregado quando:
  • Há predominância do caráter verbal ou adverbial;
  • Caráter durativo da ação está claro;
  • A ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação principal.
O uso do gerúndio será tão mais impróprio quanto se aproxime da função adjetiva, ou da expressão de qualidades ou estado, ou quanto maior a distância entre o tempo da ação expressa por ele e o tempo da ação expressa por ele e o tempo da ação do verbo principal. (fonte: Gerúndio)
Não fiquem por aí gerúndiando, é feio!
E não se percam do meu BLOG, pois eu vou estar postando... Ops, postarei mais coisas da vida...

2 comentários:

  1. A pessoa pergunta:
    - Vc prefere q eu poste sobre gerúndio ou sobre série?
    Eu respondo:
    -Série.
    Abro o e-mail e vejo: "Gerundiando" - Lauro Portela.

    Cadê sentido d pergunta? rsrs

    Por isso, vou estar comentando melhor no próximo post.

    ResponderExcluir